Quantas vezes por dia você para? Seja para respirar fundo, se alongar, observar o dia ao seu redor ou se acalmar, existe algum momento no seu dia em que você para o que está fazendo para relaxar por um tempinho e adquirir um novo gás para as próximas horas?
Nossa rotina está cada vez mais apertada. Corremos da aula para o trabalho, para o happy hour, para a academia, para mais algum trabalho e vamos dormir. Nem sempre há tempo para comer direito, que dirá para descansar. Ainda assim, e por isso mesmo, a saúde mental é muito importante e deve ser priorizada, então muitas pessoas utilizam técnicas de meditação diárias que podem ser encaixadas na rotina, especialmente porque levam cinco minutos.
Mas como começar? É preciso ter vontade pois a concentração é determinante para uma meditação bem-sucedida. E basicamente, é só isso que é necessário. A meditação pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer momento, basta fechar os olhos e se concentrar.
Claro que as primeiras vezes não serão simples. É interessante começar aos poucos, em lugares calmos, confortáveis e sem distrações. Toda manhã, por exemplo, ao acordar. Ou no fim do dia, após o expediente. Sente-se confortavelmente – deitar indica ao seu corpo que você irá dormir, então não é recomendável para a medicação – com a coluna reta em um lugar calmo (especialmente nas primeiras vezes), coloque um timer para determinar um tempo (cinco minutos são o bastante), feche os olhos e respire pelo nariz. Mantenha todo o corpo relaxado, as mãos soltas, e preste atenção no ato de respirar, na entrada e saída de ar pelas narinas, ou até na sensação de enchimento e esvaziamento do pulmão.
Meditar é isso: em vez de focar em milhões de pensamentos, ou em tentar esquecê-los, você pode direcionar seu foco em algo melhor, em respirar. Com um foco positivo – o de prestar atenção na sua respiração – fica mais fácil esvaziar a mente e realmente relaxar. Diariamente somos bombardeados com milhões de informações, notícias, estresses. Imagine pode fechar os olhos e, que seja por cinco minutos, não pensar em nada?
Depois de um tempo de prática, será possível fazer este processo de relaxamento em qualquer lugar, em qualquer momento do dia. Seja em um pequeno intervalo no trabalho, em uma pausa nos exercícios da academia, ou até no trânsito, depois que sua concentração já está mais treinada, fica mais fácil ter esses pequenos momentos de relaxamento e introspecção que podem fazer diferença no seu dia a dia. Experimente.